quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Arte de Cuidar


A ARTE DE CUIDAR – (Enf.Maria Júlia Paes)


Existem algumas atitudes sobre a arte de ser um cuidador que vale a pena lembrar:
1- Aprender a escutar. Buscar entender o que o outro quer transmitir, não interrompê-lo nas suas falas. Esperar que ele conclua o raciocínio.
2- Esforçar-se por acolher o outro como ele é, já que a vida se apresenta de diferentes formas.
3- Dispor-se a aprender com todos, sabendo também receber carinho, atenção e feedback. Comunicação e comunhão são termos que possuem a mesma raiz.
4- Pôr-se a serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias. Lembrar o velho provérbio que diz que ninguém dá o que não tem. Pensar na alimentação, na reflexão, no lazer, na meditação.
5- A vida é o movimento, portanto acompanhar as mudanças e o movimento da vida em você e nos outros.
6- Partilhar o aprendizado de suas experiências, para que também os outros possam aprender com elas; mas permitir que eles vivam suas próprias experiências.
7- Ter em mente que a integridade é mais importante que a perfeição e que ela é um instrumento que nos está disponível em qualquer atendimento.
8- Aprender a lavar não só as mãos a cada paciente, mas também as mágoas do próprio coração.
9- Ser coerente. A comunicação vai além das palavras, é composta também de nossos gestos, atitudes, expressões faciais, tom de voz e até do silêncio.
10-Evitar rotular as pessoas. Elas são únicas, têm um nome, assim como você. E, como você, também estão tentando fazer o melhor. Creia nisso.
11- O tempo é precioso para você, assim como para os pacientes. Aprender a atender prontamente a campainha ou a justificar uma demora no atendimento.
12- Aprender a sorrir. Mostrar alegria e gratidão por estar cuidando.
13- A humildade e o sentimento genuíno de querer aprender com os outros são muito eficientes para criar harmonia. O oposto é imaginar que você está aqui para ensina-los.


Flávia Amorim Rizkalla - Psicóloga

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Flávia,
Achei seu texto muito bom e interessante,
Gostei muito de seu blog, estou te seguindo tá? Passa lá no meu blog e vamos tomar um café da tarde... rs!

Beijos!!!

Sil!!!