sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O que é ansiedade?!!!

Como Psicóloga Clínica tenho percebido que a ansiedade tem tomado conta da vida de muitos, tanto homens, mulheres e acreditem crianças. Hoje posto um pouco do que é ansiedade. Quem se identificar, procure ajuda, pois tem saída... não deixem ela dominar VOCÊ. Abraço forte.
Flávia Amorim Rizkalla
A ansiedade é uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. Quando esta sensação é experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes, é considerada normal.
Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo a experimentada de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas com situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade. Este transtorno costuma ser duradouro e crônico, ou seja, o paciente sofre com o estado de ansiedade elevado durante anos, com pequenos períodos de melhora.
Com o que não deve ser confundida
1. Com a ansiedade cotidiana, pois quase todos nós nos sentimos ansiosos e tensos em face de situações ameaçadoras ou estressantes, o que é absolutamente natural, pois preocupar-se e ficar ansioso é até mesmo importante para a boa adaptação individual à sociedade e ao ambiente.
2. Com o transtorno do pânico, pois embora alguns dos sintomas da ansiedade generalizada ocorram também no transtorno do pânico, onde os pacientes experimentam estados de ansiedade prolongada entre uma crise e outra, os pacientes de ansiedade generaliza não apresentam crises de pânico e sim estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso.
3. Com a fobia social, pois embora esse transtorno tenha a ansiedade como um sintoma significativo, sua principal característica é o isolamento social a que o fóbico social acaba se impondo, o que não ocorre no transtorno de ansiedade generalizada.
Sintomas
O indivíduo que sofre de transtorno de ansiedade generalizada apresenta:
Dificuldade para relaxar;
Sensação de que está no limite do nervosismo;
Tendência a cansar-se com facilidade;
Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos;
Irritabilidade;
Tensão muscular;
Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório;
Preocupação com a possibilidade de doença grave ou acidente embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer;
Tendência a assustar-se com facilidade e de forma intensa sem motivos justificáveis;
Em alguns casos podem ocorrer sintomas físicos como: boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta;
Tratamento
O tratamento mais indicado é a combinação de psicoterapia com medicamentos tranqüilizantes e antidepressivos. A terapia cognitivo-comportamental é a que mais vem sendo estudada e apresentado bons resultados.
Algumas frases típicas de indivíduos com níveis cronicamente altos de ansiedade:
"Freqüentemente fico preocupado com a aceleração dos meus batimentos cardíacos."
"Pequenos aborrecimentos me atingem e me irritam."
"Sou muito preocupado e isto me deixa abatido."
"Freqüentemente tenho crises de completa exaustão e fadiga."
"Sempre tenho dificuldades para tomar uma decisão."
"Parece que estou sempre prevendo algo terrível."
"Sinto-me nervoso e agitado todo tempo."
"Penso que não sou capaz de enfrentar minhas dificuldades."
Se cuidem!
Muita Paz...

Um comentário:

Danni Confeitaria disse...

Eu li esse seu post semana passada e acabei esquecendo de comentar... mas nunca é tarde! Ótimo , bem escalrecedor, parabéns por seu trabalho!
Bjos
Dani
Uma ótima semana p vc!!!